-
Arquitetos: Oazo + Zanesco Arquitetura
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ezequiele Panizzi
-
Fabricantes: Cammino Pedras, Center Steel, Cristo Rei Materias Elétricos, D'Carvi, D'art Comércio e Decoração, Dry Store, Friza Comércio de Materiais Elétricos e Hidráulicos, Metalúrgica Progresso, Movelarte Móveis, Orion Inovação em Alumínio, Spido Comércio e Decorações, Thermo Aquecimento
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio nasceu como um protótipo desenvolvido dentro de uma empresa parceira especialista em construção à seco. Uma tipologia mínima com o mesmo conceito de uma barraca de acampamento, mas com toda a infraestrutura necessária para uma experiência confortável.
Assim que o projeto foi finalizado, entendeu-se que era interessante testar ao “ar livre” suas funcionalidades. Toda estrutura foi pré montada até o local onde seria inserido: um sítio no interior da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. A posição escolhida foi estratégica. Encaixado entre árvores, inserido em um entorno existente e de frente para um lago e uma bela paisagem da região do Vale dos Vinhedos. A sensação que se tem do interior do espaço é de estar dentro de um barco, por conta da vista.
Para garantir que a construção fosse autossuficiente, a captação de energia solar foi o primeiro item a ser considerado no projeto. A mesma serve para atender as demandas de consumo de eletricidade e aquecimento da água. O telhado possui duas águas com inclinações íngremes, garantindo uma fácil manutenção, como a retirada das folhas que caem das árvores.
Toda sua estrutura é no sistema light steel-frame com perfis estruturais de aço formados a frio, com isolamento térmico em placas OSB e lã de vidro e fechamento externo em telhas onduladas pré pintadas, na cor branco. O acesso ao Refúgio é feito através de um caminho em basalto irregular – pedra típica da região – e um deck de madeira que avança sobre o lago, onde os usuários podem pescar ou fazer um passeio de canoa. Internamente, piso em madeira natural e um espaço compartilhado entre sala, copa equipada e banheiro. Para máximo aproveitamento do espaço e a sensação de cabana, não existem portas entre esses ambientes. No mezanino, espaço reservado para dormir, uma janela toda de vidro em frente à cama traz a sensação de estar na copa das árvores.
Com a intenção de uma construção rápida, pré-montada e com o máximo possível de autonomia, o Refúgio pode ser replicado em vários terrenos e entornos diferentes. Um espaço de isolamento em contato direto com a natureza. Um respiro da rotina e um momento de descanso que pode ser acompanhado por um bom vinho da região.